sábado, 28 de fevereiro de 2015

[Parte 2] Guia: Como criar mods

 Parte 2 do guia de como criar seu próprio mod, essa parte só fará sentido com o entendimento da parte 1, caso não tenha lido ainda clique aqui.


 Nessa segunda parte vamos utilizar mais algumas tags para criar um bloco mais avançado, resumindo vamos fazer um bloco que emitirá luz quando conectado a energia, e mudará de textura. Para isso vamos adicionar diferentes texturas para esse bloco (Frente, lado, cima, baixo e atrás).

Será preciso o uso da tag <contuctor></conductor> para fazer com que o bloco seja uma receptor de eletricidade, dentro desta tag colocaremos o codigo da textura que o bloco terá ao ser conectado à alguma fonte de energia. Para as texturas será usado estas tags:

<front></front>
 Esta tag indica qual textura tomara a frente do bloco.

<back></back>
 Esta tag indica qual textura tomara a parte de trás do bloco.

<top></top>
 Esta tag indica qual será a textura da parte de cima.

<left></left>
 Esta tag indica qual será a textura da parte esquerda.

<right></right>
 Esta tag indica qual será a textura da parte direita.

<bottom></bottom>
 Esta tag indica qual será a textura da parte de baixo.

 Sabendo o uso das tags vamos criar o nosso bloco, resumindo ele terá as propriedades de um bloco comum ou seja, será visivel, removivel, emetidor de luz e rotacional. Usaremos também a tag <active></active> para que o jogo entenda que este bloco tem propriedades especiais que no caso é um condutor de energia.
 Segue o começo deste código:

 <block id="251">
             <name>Eletric</name>
            
            <solid>true</solid>
            <removable>true</removable>
            <visible>true</visible>
            <rotatable>true</rotatable>

Agora definirei que o bloco será quebrado por  todas as picaretas, e dropará ele mesmo. Caso não saiba o ID dos itens, baixe o aplicativo MB Guide.

<block id="251">
             <name>Eletric</name>
            
            <solid>true</solid>
            <removable>true</removable>
            <visible>true</visible>
            <rotatable>true</rotatable>

       <tool id="257" drop="251">1000</tool>
       <tool id="270" drop="251">1000</tool>
       <tool id="274" drop="251">1000</tool>
       <tool id="278" drop="251">1000</tool>
       <tool id="285" drop="251">1000</tool>

Vamos dar textura para esse bloco, o total de texturas serão 5. Essa textura será a normal do bloco, e usaremos as tags citadas no começo deste guia. Você pode baixar todas as texturas utilizadas neste guia clicando aqui. O código deve ficar assim:

<textures>
         <top>luz_off_top</top>
         <front>luz_off</front>
         <bottom>luz_off_top</bottom>
         <back>luz_off_back</back>
         <left>luz_off_lado</left>
         <right>luz_off_lado</right>
 </textures>

Para parte de baixo utilizei a mesma textura da parte de cima. 
O código até agora está da seguinte forma:

<block id="251">
             <name>Eletric</name>
            
            <solid>true</solid>
            <removable>true</removable>
            <visible>true</visible>
            <rotatable>true</rotatable>

       <tool id="257" drop="251">1000</tool>
       <tool id="270" drop="251">1000</tool>
       <tool id="274" drop="251">1000</tool>
       <tool id="278" drop="251">1000</tool>
       <tool id="285" drop="251">1000</tool>

    <textures>
         <top>luz_off_top</top>
         <front>luz_off</front>
         <bottom>luz_off_top</bottom>
         <back>luz_off_back</back>
         <left>luz_off_lado</left>
         <right>luz_off_lado</right>
    </textures>

Agora entra o uso da tag <conductor></conductor>. Direi para o jogo através do código a seguir, que ele será condutor de energia, emetirá uma luminosidade quando for conectado à eletricidade e mudará de textura:

    <conductor>

           <active>true</active>
           <emittance>10</emittance>

               <textures>
                    <top>luz_on_top</top>
                    <front>luz_on</front>
                    <bottom>luz_on_top</bottom>
                    <back>luz_on_back</back>
                    <left>luz_on_lado</left>
                    <right>luz_on_lado</right>
             </textures>

     </conductor>

A partir daí temos todo o código do nosso bloco, você pode conferir o código abaixo:
  
  
<block id="251">
             <name>Eletric</name>
            
            <solid>true</solid>
            <removable>true</removable>
            <visible>true</visible>
            <rotatable>true</rotatable>

       <tool id="257" drop="251">1000</tool>
       <tool id="270" drop="251">1000</tool>
       <tool id="274" drop="251">1000</tool>
       <tool id="278" drop="251">1000</tool>
       <tool id="285" drop="251">1000</tool>

    <textures>
         <top>luz_off_top</top>
         <front>luz_off</front>
         <bottom>luz_off_top</bottom>
         <back>luz_off_back</back>
         <left>luz_off_lado</left>
         <right>luz_off_lado</right>
    </textures>

 <conductor>
           <active>true</active>
           <emittance>10</emittance>

               <textures>
                    <top>luz_on_top</top>
                    <front>luz_on</front>
                    <bottom>luz_on_top</bottom>
                    <back>luz_on_back</back>
                    <left>luz_on_lado</left>
                    <right>luz_on_lado</right>
             </textures>
     </conductor>
         <category>stone</category>

  </block>

 


Pronto, agora é só adicionar  o ID do bloco no order.xml e visualiza-lo no jogo, o resultado final é este:


Concluimos a parte dos blocos, basta usar sua criatividade e criar o tipo de bloco que quiser, no próximo guia será ensinando a criar um item.

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Um comentário:

  1. Galera,daqui a alguns meses(1 ou 2)estarei voltando a postar,entao ate breve....
    fuiiii......

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